A importância da Vistoria do Imóvel

Sabemos que o documento mais importante em um processo de locação de imóvel, é o seu contrato. Porém tão importante quanto e sem dúvida alguma, o laudo de vistoria ou Vistoria de Entrada, realizada no início da locação.

Este documento tem como finalidade apresentar com toda a riqueza de detalhes as características atuais de conservação e funcionamento do imóvel, assim como informar os tipos e a natureza dos materiais empregados na edificação que será alugada.

Na grande maioria dos processos de locação, os futuros Inquilinos não dão a devida importância à vistoria, deixando de verificar com cuidado as informações deste documento, o que pode gerar um sério incômodo na devolução do imóvel ao seu Proprietário e principalmente à BLI.

Assim, muita atenção, pois a Lei do Inquilinato determina que o imóvel locado DEVE ser devolvido com as mesmas características e nas mesmas condições em que este foi entregue, logo:

Se a pintura das paredes, teto, piso, esquadrias e metais foram entregues como novos, caberá ao Inquilino realizar a pintura destes itens antes de entregar o imóvel (salvo nas condições de desgaste natural), ou seja, o desgaste que independe da ação do Inquilino.


O que pode ser caracterizado como desgaste natural:

  • Desgaste da pintura nas paredes externas da casa;

  • Bolhas na pintura causado por falhas de impermeabilização de alicerce ou qualquer outra patologia construtiva que configure um vício oculto do imóvel.


O que não se caracteriza como desgaste natural:

  • Marcas de animal de estimação, furos, parafusos, prego, pontos lascados e ou quebrados não apontados no LAUDO DE VISTORIA DE ENTRADA;

  • Louças, pisos, Instalações elétricas e hidráulicas danificados.


Para evitar aborrecimentos na rescisão contratual, recomendamos a análise cuidadosa do Laudo de Vistoria de Entrada, pois esse será a base de comparação com o Laudo de Saída.

Sabemos que alguns itens dependem do fornecimento de água, luz e gás e, portanto, só poderão ser testados efetivamente quando utilizados pelos moradores, no dia-a-dia.

Anote todos os itens e características que acredita estar em desacordo com o relatório de vistoria e apresente uma contestação ao Proprietário ou à BLI, para que esta seja parte integrante do laudo de vistoria, no prazo de até 07 dias após sua entrada no imóvel.


  • Otimizando sua Vistoria

Independente da vistoria ser realizada por uma empresa credenciada, é importante que você realize a sua própria vistoria, para checar se algo está com funcionamento comprometido ou em estado diferente do relatado.

A seguir, apresentamos as nossas recomendações sobre os pontos a serem checados.

Haverá ajustes que serão de responsabilidade do proprietário, outros serão de responsabilidade do Inquilino, e, em certas circunstâncias, pode ser proposta uma resolução compartilhada. Descreveremos essas situações na seção Política de responsabilidades BLI.


1. Instalações hidráulicas:

Teste todos os registros, torneiras, chuveiros, duchas higiênicas e descargas: observe se funcionam corretamente. Veja se as pias estão bem fixadas e/ou se existe alguma trinca por onde a água possa passar. Note se existe vazamento nas mangueiras ou nos sifões.


2. Instalações elétricas:

Antes de iniciar as checagens dessa etapa, verifique se os disjuntores estão ligados. Em seguida, certifique-se da tensão das tomadas (voltagem), antes de conectar seus equipamentos. Esse cuidado é extremamente importante para não danificar seus equipamentos.

Assim que ligar seus eletrônicos, eletrodomésticos e eletro portáteis, verifique a funcionalidade de cada aparelho: se a geladeira está refrigerando de maneira habitual, se o ciclo da máquina de lavar ocorre adequadamente, se o liquidificador funciona na potência esperada.

Para o teste dos pontos de luz, acione-os em todos os cômodos. Há imóveis que possuem lâmpadas antigas, é comum que possam estar queimadas. Portanto, lembre-se de checar os pontos de luz usando lâmpadas previamente testadas.


3. Aquecimento de água:

Se você notar que a água não está aquecendo, recomendamos algumas verificações básicas, diante das seguintes possibilidades:

a. Chuveiro elétrico: observe a resistência, pode estar danificada ou queimada. Nesse caso, troque-a por uma nova, a fim de confirmar ou descartar falhas na instalação elétrica;

b. Aquecedor a gás: é possível que o registro esteja fechado ou que o fornecimento de gás para o imóvel esteja desligado. Você pode consultar o zelador do prédio, ele poderá ajudar a conferir esses pontos.


4. Portas e janelas:

Abra e feche todas elas. Observe se estão emperrando, se o trilho está danificado, se alguma folha está solta. Cheque também o estado dos vidros. Note se as maçanetas das portas ou trincos das janelas apresentam defeitos.


5. Ar-condicionado:

Alguns imóveis dispõem de aparelho condicionador de ar já instalado. Se houver, ligue-o, confirme se está resfriando adequadamente e/ou se existe vazamento. Observe também o funcionamento das palhetas e do controle remoto (se este não funcionar, confira a carga das pilhas ou da bateria).


Importante! Ao concluir essas verificações, nós recomendamos que você anote o que necessitar de reparos.